ANALISE AOS DOCUMENTOS FACULTADOS PELOS DOCENTE
- Ana Melim
- 28 de fev. de 2019
- 1 min de leitura
Por base no documento “Cidade e Democracia” de Vítor Matias Ferreira. A cidade é vista como um projeto, constituindo assim, uma formulação que identifica a cidade como uma unidade histórica e cultural. Deste modo, deve-se projetar, num determinado sentido por conta de um conjunto de valores e de objetivos.
Perante a noção de projeto para incorporar uma ideia e configurar um desenho, ou seja, um esboço, para que se possa observar a evolução do mesmo. Tratando-se de um projecto socialmente em construção, o que significa que, em cada momento, ele é a resultante das diferenças dos diversos grupos sociais.
É evidente que a natureza social do projecto, o que significa sublinhar a natureza social da ideia e do desenho em que ambos formam uma equipa. Está na sua própria natureza, como vi-mos, tal como decorre, igualmente, da sua transitoriedade, do seu dever de estar, precisamente, em construção! Mas, por outro lado, aquele esboço materializa-se em cada momento, sendo que esta permanente interacção que se limita a enfatizar a condição.
Realço ainda que parece possível criar um projecto para a cidade, não para propor uma ideia e configurar um desenho, mas sim para admitir que, salvaguardadas as condições e os pressupostos anteriormente referidos, a cidade pode definir e defender um determinado projecto.
Trata-se, somente, de uma enunciação na base do qual a abordagem crítica sobre as referidas retóricas pode ajudar-nos a uma hipotética configuração daquele mesmo projecto.
Comments