Análise dos Casos Sociais
- Ana Melim
- 24 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
O design é o resultado de um conjunto de factores que aliam a estética com a funcionalidade, o design sendo inovação, é também utilidade e beleza, contudo, o design social é tudo isto juntamente com a vontade de integração e desenvolvimento socio-cultural. É de facto, um maneira inteligente de descobrir culturas e aproveitar recursos desaproveitados e estimular recursos.
Deste modo, há inúmeros designers e não só, que se aliam na luta do bem comum, usando as suas capacidades e conhecimentos para produzir a que chama-mos, de projetos sociais.
O livro de Cameron Sinclair “Design Like You Give a Damn” oferece aos leitores um resumo dos últimos 100 anos de vários projetos humanitários e uma amostra de soluções de projeto recém-implementadas ou propostas para problemas sociais importantes. Muitos dos conceitos apresentados neste volume focam questões relacionadas à reconstrução após o desastre. O uso de informações visuais e verbais envolve arquitetos e pessoas não formalmente treinadas em arquitetura interessadas em explorar conceitos de design humanitário.
Além dos vários projetos humanitários do livro, outro, que gostei e quero realçar será de facto o Hippo Roller. Foi concebido em 1991e hoje em dia é usado em mais de 20 países africanos e contabiliza uma ajuda a aproximadamente 300,000 pessoas. Muitas delas sofriam de problemas na coluna e no pescoço causados por carregar galões de água sobre a cabeça, por longos percursos, com apenas 3 itens, o barril, a tampa e a alça.
O projeto é extremamente simples mas beneficia diretamente populações que não tem acesso a água potável. Dois desses benefícios são a facilidade para se retirar água do barril, agora com menor desperdício e a possibilidade de realizar uma boa limpeza interna, o que ajuda a evitar contaminações e doenças.
290 palavras.
Comments